quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como Saber Se o Email Recebido Está Com Vírus

Hoje em dia é quase impossível impedir que alguém lhe envie vírus por email, eu mesmo recebo diversos emails com vírus diariamente, mas não me lembro de ter pegado um vírus por email se quer nos últimos anos. Isso acontece porque consigo identificar facilmente se um email está infectado. Como o número de usuários de internet crescem a cada dia no Brasil e no mundo, muitos desses novatos se tornam presa fácil para esses piratas virtuais. Aqui segue algumas dicas preciosas para evitar ao máximo cair nessa epidemia de vírus virtuais.

- Uma forma fácil de saber se um e-mail está com vírus é abrir o email e somente passar o ponteiro do mouse sobre o link (só passar não clicar) com isso na barra de baixo da tela do computador (a barra de stats do browser) será possível identificar o endereço ao qual se destina o link, por exemplo: se você recebeu um email pedindo para ver fotos do Orkut e o link direciona para outro site, que não é o orkut, pode ter certeza de que se trata de uma trapaça virtual. Olhe um exemplo na imagem abaixo.


Clique na imagem para ampliar





















Repare que a seta azul indica o link onde o ponteiro do mouse foi posicionado e a seta vermelha indica o endereço real do site para onde o link direcionará ao clicar, que não é o endereço do site do banco Santander.

-Outra dica é evitar colocar seu endereço de email principal nos sites de relacionamentos ou quaisquer sites do mesmo gênero, onde muitas pessoas possam ter acesso ao seu email e te enviar spam, procure ter um email secundário para isso.

3 comentários:

  1. Rapaz, sempre chegam uns emails esquisitos na loja que eu trabalho...se eu infectar o computador do trabalho cheio de notas fiscais, acho que sou demitido até por justa causa. Baixei o Psafe lá pq é de graça e posso saber se tem vírus nos anexos que chegam...é batata, sempre pega vírus...

    ResponderExcluir
  2. eu uso, o antivirus da psafe, da pra identificar legal, qnd eu clico em virus ele me avisa a ameaça.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa dica mas no computador do meu pai tb dá pra saber pelo Psafe.. ele sempre avisa quando tem algum arquivo suspeito ou link contaminado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...